sábado, 27 de agosto de 2011

Seu Sangue - Um blog-livro online sobre como seu sangue pode salvar vidas.



“Seu Sangue” é um livro sobre a doação de sangue. Seu propósito é transmitir ao leitor um entendimento básico do assunto, incluindo a parte técnica e contexto neste campo, e estimulando a participação cidadã e solidária como doador de sangue. Ele também pode ser utilizado por organizações para treinamento de voluntários, para isso foram acrescentadas algumas questões ao final de cada capítulo.

Esse blog foi criado com a intenção de facilitar o acesso a informação contida no livro, que está disponível para download em pdf. Sua publicação, desde que mantida a sua versão original é livre! 

A primeira parte do livro conta a história da doação de sangue. Através dos anos, incontáveis experiências com o sangue e sua doação foram feitas, com diferentes graus de sucesso. O desenvolvimento atingido hoje mostra como um maior entendimento do sangue e de suas funções trouxe bons resultados - histórias de sucesso a serem contadas.

A segunda e principal parte foca no sangue e em suas funções assim como nas determinações e padrões por trás de uma doação de sangue correta e segura. A percepção do sangue como um órgão líquido, no controle de diferentes funções corporais, encontra-se na raiz da doação de sangue moderna. O conhecimento das partes que constituem o sangue, dos tipos sangüíneos, anticorpos e antígenos nos proporcionam um entendimento do significado do sangue e, dessa forma, a importância de um sistema funcional de doadores, que seja caracterizado por padrões elevados de segurança tanto para o doador como para o receptor.

Por fim, colocamos a doação de sangue em contexto social e destacamos algumas questões éticas. O propósito desta parte é incluir aspectos pessoais e emocionais da doação de sangue, como atitudes em relação à mesma. O leitor é convidado a refletir sobre o assunto e levado a formar uma opinião individual sobre o que a doação significa para ele.


No blog cada capítulo foi transformado em uma página, navegue e conheça mais sobre seu sangue e a doação de sangue.

É importante dizer que muitos apoiaram e contribuíram com a realização deste livro. Agradecemos em especial nossos amigos da organização de doadores de sangue da Dinamarca (Blodonorerne) que nos disponibilizaram a tradução em inglês do seu livro “Dit Blod” que serviu de base para este material. Aos Drs. Fausto Trigo, Joyce Gogoy Cotomacio, Márcia Mitiko Otani, Nelson Hamerschlack, Patrícia Cresoni Sierra, Silvana Matana e Youku Nukui pela revisão especialmente do histórico da doação de sangue no Brasil e da parte médica do material. Aos representantes da ABRASTA e ABRALE, Merula Steagall e Paulo Furstenau pela contribuição com informações sobre Talassemia, Leucemia e as associações de pacientes. E aos voluntários responsáveis pela arte gráfica, tradução e adaptação deste livro a realidade brasileira.

Gostaríamos de agradecer também a todos que contribuíram em pequena ou grande escala. Sem a ajuda voluntária, não teríamos conseguido escrever “Seu Sangue”.





Letícia Côrtes Ferreira
Associação Brasileira de Doadores e Voluntários do Sangue

2 comentários:

Anônimo disse...

QUE TAL POSTAR ALGUM VIDEO SOBRE TODO CICLO DA DOAÇAO DE SANGUE?NO YOUTUBE TEM UM OTIMO DO PRO-SANGUE.

Leticia disse...

Obrigada pela sugestão. Se puder enviar o link, tento postar sim.

Postar um comentário